sábado, 7 de julho de 2012


LIMPEZA DE PELE

A limpeza de pele é o primeiro passo a ser dado antes de iniciarmos qualquer tratamento estético. Nenhum tratamento ou procedimento de cabine será suficientemente bem sucedido se previamente não se prepara muito bem a pele, ou seja, o sucesso na cabine começa com a limpeza e o preparo adequado da pele. (exceto em peles secas, que deverão ser higienizadas adequadamente, mas sem executar extrações). A função da limpeza de pele é eliminar as impurezas e o excesso de sebo da pele, assim como realizar a extração da camada de células mortas e dos tampões córneos, facilitando a saída dos cilindros comedônicos nos casos de seborréia, especialmente nas práticas faciais. Sua ação pode ser superficial e suave no caso de peles sensíveis ou mais intensa, podendo chegar a produzir uma esfoliação persistente da pele em casos de pele engrossada, hiperqueratósica. A finalidade de uma boa limpeza é facilitar a penetração do produto cosmético corretivo ativo , que será a base de bons resultados.

                                                              MÉTODO MANUAL


Depois da pele devidamente limpa, tonificada, esfoliada, massageada, será feito a emoliência desta pele com uma fonte de calor, o vapor de ozônio ou máscara térmica. A seguir, com luvas descartáveis e algodão úmido nas pontas dos dedos indicadores será efetuada a técnica de extração manual dos cilindros comedônicos, pústulas e milliiuns (retirados com auxílio de uma agulha descartável BD 13x3.). A extração de comedões dentro das orelhas será feita com a ajuda de uma cureta.

                                                              MÉTODO MECÂNICO


Depois da mesma sequência supra citada, a extração será feita com o aparelho de vácuo (sucção). O aparelho não é tão eficaz quanto nossas mãos, então mesmo usando vácuo, os comedões mais incrustados deverão ser extraídos pelo método manual. Em peles que não apresentam muitos comedões, como as secas e as mistas com tendência à seca, poderá ser feita a extração apenas com o vácuo. O aparelho de eletro-sucção funciona criando uma pressão negativa , sugando a epiderme pela ventosa. A técnica é baseada na ventosaterapia ou vacuoterapia, que é uma técnica oriental milenar de tratamento. Dependendo do tipo e estado da pele do cliente, pode-se fazer a limpeza de pele utilizando-se o aparelho de peeling ultra-sônico, ou peeling de cristais ou peeling diamantado.

ABORDAGEM COSMETOLÓGICA

1. higienização: leite, emulsão, creme ou sabonete de limpeza. (escolher o melhor para cada tipo de pele ou um cosmético universal – para todos os tipos de pele).

2. tonificação: loção tônica com propriedades calmantes e emolientes

3. esfoliação: abrasivo leve ou médio com grânulos ( sintéticos ou vegetais). Dependendo da pele, podemos optar pelo uso da caneta diamantada (peeling de diamante) no lugar do cosmético esfoliante.

4. emoliência: massagem com creme emoliente ( mais ou menos 15 min.), opcionalmente poderá ser feita bandagem com algodão embebido em loção amolecedora (geralmente com extrato de alface ou trietanolamina ou  ou ácido salicílico). Aquecer com o vapor ou máscara térmica ( 15 min. ou conforme o biótipo cutâneo).



5. extração: os materiais devem estar previamente desinfetados ( geralmente usa-se higienizantes de material hospitalar – quaternário de amônio e/ou álcool 70% ou clorexidina) e arrumados na bandeja ou mesa auxiliar. Usar luvas com algodão umedecido em água enrolados nas pontas dos dedos indicadores. Procure não ultrapassar 20 min. de extração. Terminada a extração, passar algodão com loção tônica antisséptica ou descongestionante ou adstringente.

6. aparelho de alta-frequência: utilizar o aparelho com o eletrodo esférico (cebolão) ou o standard (cebolinha) ou rolete no modo fluxação. O eletrodo desliza lentamente sobre a pele, em contato com ela. O ozônio produzido ajuda a descongestionar e desinfetar a pele. O ideal é passá-lo direto sobre a pele bem seca, já que o ozônio é muito instável, e qualquer oclusão entre o eletrodo e a pele poderá prejudicar o efeito antibactericida que se deseja com a produção de ozônio.


7. máscara: descongestionante, calmante ou secativa.


8. finalizar tonificando e aplicando um hidratante com FPS. Para um perfeito acabamento com efeito mate, utilizar pó compacto com FPS passado com pincel específico para pó.



Microcorrente - Rejuvenescimento e lifting facial

Trata-se de uma técnica que correntes de intensidades na faixa de microamperes, as quais são de baixa frequência, e não causam desconforto ou dor ao paciente durante o tratamento, por ser compatível com o campo eletromagnético do corpo. O aparelho de Microcorrentes é usado em estética para várias indicações, dentre as quais destacamos seu efeito no rejuvenescimento e lifting facial.
Ele trabalha promovendo a regeneração celular, através da ativação produzida nas células, além de atuar diretamente na musculatura, produzindo relaxamento e contração muscular, o que acarreta aumento no tônus da musculatura e consequentemente melhora ou prevenção da flacidez facial.
No tratamento com Microcorrentes podemos obter resultados surpreendentes na aparência da pele como: uma melhora acentuada das rugas de expressão (ao redor dos olhos, testa e outras áreas), e uma redução da flacidez de pescoço e região mandibular, entre outro: