domingo, 9 de janeiro de 2011

 Veja como ficar linda e cuidar da pele com cosméticos orgânicos

COSMÉTICOS ORGÂNICOS

Produtos naturais não agridem o meio ambiente e são bem menos nocivos à pele
Sabia que é possível cuidar da beleza e da natureza ao mesmo tempo? Pois essa é a proposta dos cosméticos orgânicos, produzidos de forma natural desde a escolha da matéria prima. Eles são livres de agrotóxicos e de ingredientes de origem animal e mineral. Além disso, em sua manipulação, não são permitidas a realização de testes de laboratórios em animais.

"Você começa a ter uma consciência ecológica, usando produtos que não agridem o meio ambiente e sua pele agradece, pois os orgânicos são mais suaves que os tradicionais, diminuindo problemas de irritação e alergias", explica Geysa Belém, farmacêutica especialista em cosmetologia orgânica.

Segundo ela, um hidratante orgânico, diferente de um tradicional, em vez de conter óleo mineral, que não penetra na pele, possui óleos vegetais e essenciais, muito mais eficientes. "Eles estimulam a cicatrização e a produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente", diz. No caso dos xampus, os orgânicos adotam um ingrediente derivado do milho que se chama Decyl Polyglucose, que é suave e não agride o couro cabeludo.
Maquiagem 

O mercado brasileiro de cosméticosorgânicos ainda está ganhando força, mas já é possível encontrar uma variedade de produtos à venda. No caso da maquiagem, no entanto, de acordo com Geysa, não há matéria prima disponível e o imposto sobre a importação é altíssimo. A especialista afirma que a falta de pigmentos adequados é um dos grandes impasses.
Sendo assim, ainda não existe no Brasil nenhuma empresa que produza maquiagens orgânicas. Quem quiser usar o make up ecologicamente responsável precisa comprar produtos importados. Uma pena, já que inúmeras substâncias utilizadas na fabricação desses itens fazem mal à saúde. 
As marcas mais baratas de cosméticos tendem a ter mais ingredientes nocivos à saúde
Um exemplo é o chumbo utilizado no batom. "Experimente passá-lo em um anel de ouro. Quanto mais escura ficar a joia, maior é o teor de chumbo do produto e mais mal pode fazer para os lábios", sugere a cosmeotologista.
Geysa afirma que as marcas mais baratas tendem a ter mais ingredientes nocivos. Quanto mais cor na maquiagem, mais prejudicial ela costuma ser. "Eles penetram na sua pele e vão diretamente para a corrente sanguínea", esclarece. 
Saiba Mais

Certificação Um produto para ser considerado orgânico precisa de uma certificação expressa em um selo estampado no seu rótulo. No Brasil, duas entidades são as responsáveis pela certificação dos cosméticos orgânicos: Instituto Biodinâmico e a Ecocert Brasil. "O produto é rastreado desde a plantação até o momento de venda para o consumidor", diz a farmacêutica.
De acordo com as normas de certificação, os produtos classificados como orgânicos precisam conter mais de 95% de ingredientes orgânicos e sua formulação tem que ser 100% natural. Abaixo de 95%, ele é considerado natural. "Existem apenas três conservantes que são liberados no uso dos cosméticos, mas eles não podem compor mais do que 1% da fórmula", destaca a especialista.
Por que usar cosméticos orgânicos?
-são ecologicamente corretos e não agridem o meio ambiente;
-não causam alergias na pele;
-diminuem as chances de acne, pois não abrem os poros;
-não ressecam a pele por conta dos óleos vegetais;
-tem o mesmo prazo de validade dos tradicionais: 2 anos, em média.