sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA



Rihanna acerta no make para a pele negra
Já faz tempo que Rihanna entendeu como se faz um make com cores que valorizam a pele negra



O desafio de quem tem pele negra é achar uma base exatamente do mesmo tom do rosto. Versões mais claras podem deixá-lo com ar acinzentado. Para não errar, teste o produto na face - e não nos pulsos. Use em seguida pó compacto também do tom da pele.


Com um pincel de cerdas macias, aplique a sombra rosa-claro nas pálpebras superiores e a cereja no côncavo. Nas maçãs do rosto, use blushes que puxem para o vinho, que dão um tom rosa-saúde. Para peles escuras, batom vermelho, uva, berinjela ou pink. Nas mais claras, rosa, laranja ou dourado.






A máscara ideal é sempre  aquela que oferece o que sua pele precisa. A variedade de máscaras disponiveis no mercado é gigantesca : as hidratantes evitam a perda de água e devolvem a umidade natural; as tensoras proporcionam um efeito lifting; as adstringentes regulam a produção de sebo; as calmantes minimizam as irritações cutâneas; as clareadoras uniformizam o tom da pele e as nutritivas iluminam e garantem viço.
PELE LIMPA E LINDA

Pele Limpa (e linda)
Quando foi a sua última limpeza de pele? Se demorou para responder, é sinal de que passou da hora de visitar uma clínica de estética.
Para ter certeza disso, da próxima vez em que se olhar no espelho, verifique se há descamação, cravos, alterações na cor da pele, e espinhas; estes são indicativos de que você precisa de uma boa "faxina".
Quem tem acne deve repetir o cuidado 1 vez por semana, aumentar para 15 dias se tiver apenas cravos, ou para 30 se a pele for livre de problemas. A pele acumula, ao longo do dia, resíduos de poluição, cigarro, maquiagem, suor, oleosidade...

É assim que se faz: Limpar; Tonificar; Extrair; Massagear; Hidratar; e Proteger.

Limpeza de Pele não tem idade: aos 20, é importante para eliminar o excesso de sebo; aos 30, retira traços de oleosidade que , misturada a poluição e ao suor, faz surgir cravos; aos 40, contribui para a hidratação, que começa a ser ameaçada pele queda da produção natural de óleo.

Não perca tempo, marque já a sua Limpeza de Pele.

Fonte: Revista "Corpo a Corpo", setembro de 2009.
Aparelhos de alta freqüencia

As correntes alternadas de alta frequência (superior a 100.000 ciclos por segundo) foram produzidas pela primeira vez no século XIX, sendo o médico francês D'Arsonval o primeiro a utilizá-las na Medicina, sendo até hoje empregadas na Estética.

É uma corrente de elevada tensão e baixa intensidade. O aparelho consiste em um gerador de alta frequência, um porta-eletrodos ou bobina e diversos eletrodos de vidro.

- Eletrodos de Alta Frequência

As aplicações feitas com o Alta Frequência na Estética são locais, atuando-se com apenas um eletrodo sobre a pessoa a ser tratada.
Quando a corrente do Alta Frequência atravessa os eletrodos, estes adquirem uma coloração azulada ou alaranjada dependendo do gás que contém em seu interior. Quando o gás contido no interior do eletrodo de vidro é Neônio a cor adquirida é laranja ou vermelho e quando o gás for Argônio a coloração do eletrodo se torna azul.

Para as diversas aplicações do Alta Frequência utilizam-se eletrodos formados por tubos de vidro de formas variáveis que se adaptam às diferentes regiões corporais onde serão aplicados. Na limpeza de pele são utilizados principalmente os eletrodos em forma ovalada (denominados standart ou standart pequeno), que irão atuar na descontaminação da pele após as extrações. O eletrodo em forma de "forquilha" é utilizado em regiões como pescoço e maxilar. 

O eletrodo "pente" é empregado nos tratamentos capilares para ativação da circulação periférica do couro cabeludo ou para finalizar a limpeza de pele como recurso bactericida. O eletrodo fulgurador produz uma cauterização das lesões acnéicas favorecendo o processo de cicatrização da pele. O eletrodo "saturador" é utilizado na ionização indireta de substâncias ionizáveis como ampolas aquosas nutritivas à base de colágeno, elastina, uréia, extratos conjuntivos.

Efeitos fisiológicos do Alta Frequência:

1) Bactericida e Anti-séptico - Tem efeito bactericida e anti-séptico assim como pode atenuar a atividade das toxinas bacterianas. Esta ação se deve principalmente à formação de ozônio observada no eletrodo de vidro. Como este gás é muito instável, reage rapidamente com diferentes compostos provocando uma oxidação que explica suas propriedades germicidas e anti-sépticas.

2) Vasodilatador - Esta corrente tem a propriedade de ativar a circulação periférica provocando uma ação vasodilatadora e hiperemiante.

3) Térmicos - O efeito térmico demonstra-se por um pequeno aumento da temperatura e é capaz de atuar sobre o metabolismo produzindo uma ativação deste, com aumento de oxigenação celular.



MASCARAS FACIAIS
Existem vários tipos de mascaras faciais e você deve escolher conforme o seu tipo de pele para que ela faça efeito. Veja algumas delas e os efeitos que elas proporcionam:

- Mascara Hidratante – devolve a umidade natural da pele.

- Mascara Tensora – proporciona um efeito como o do lifting.

- Mascara Nutritiva – proporciona luminosidade a pele.

- Mascara Clareadora – diminui a oleosidade da pele e combate os cravos.

Proporcionar alguns minutos para cuidar da pele do rosto é fundamental para manter a umidade e jovialidade da pele, a mascara deve ser colocada também na área do pescoço.

Mesmo que seja feita uma máscara facial a cada quinze dias, é muito importante continuar com os cuidados diários da pele. O filtro solar é indispensável para proteger a pele contra os raios nocivos do sol. 


CUIDADOS COM A PELE MASCULINA

A pele masculina, devido a diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos. No entanto assim como a feminina ela é classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível.
A espessura dos pelos da face é a principal diferença entre homens e mulheres. Estes pêlos são estimulados pelos hormônios androgênicos (masculinos) e são mais grossos e densos na região do bigode e da barba. A presença desta pilificação é uma diferença fundamental entre o sexo masculino e feminino, pois os mesmos precisam ser cortados constantemente. Também devido à existência destes pelos pode ocorrer encravamento e folicute que é a infecção local.
A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela interação com o meio ambiente e proteção global do indivíduo. Através dela, sentimos carinho, expressamos emoções e evidenciamos doenças dos mais variados tipos. Além disso, a pele e responsável pela aparência, tão importante na sociedade e denota sinais de envelhecimento.
Temos alguns tipos de pele como vemos a seguir:

  • Pele normal - considerada a pele ideal, apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor rosada, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis.
  • Pele oleosa - com espessura aumentada, a pele oleosa se caracteriza pela produção excessiva de óleo (são mais suscetíveis a seborréia), que lhe confere maior brilho e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona central (testa, raiz e queixo). Em geral, ela é bem resistente, tolerando melhor as agressões e envelhecendo mais lentamente.
  • Pele seca - apresenta pouca produção sebácea, costuma ser opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca se intensifica pela falta de óleo, que evita a sua evaporação. Sua espessura e bem fina, os poros diminuídos, o aspecto descamativo. Sendo pouco elástica, a pele seca mostra finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.
  • Pele mista - é um tipo de pele muito comum. Sua zona central tem características de pele oleosa e as partes laterais, de pele seca.
  • Pele sensível - é fina, seca, avermelhada e sensível. Apresenta vasos dilatados, os quais podem ser chamados de telangectosias ou "couper rose".

A pele fica sensível, fica vermelha com mais facilidade. Em geral esta reação ocorre com os cosméticos de uma maneira geral, podendo ser irritação ou mesmo alergia. A pele sensível reage mais aos cosméticos da pele.
Alguns cuidados diários que contribuem para a saúde da pele masculina.

  • Limpeza

A pele elimina permanentemente sebo e gorduras, além do suor, formando uma película de proteção. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação, proteção da pele. A glândula sebácea é uma estrutura localizada na derme que tem como função a produção de sebo, qual desemboca na superfície cutânea. Quando as mesmas produzem mais sebo do que e necessário, a pele se torna oleosa ou seborréica.
Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.
Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete especifico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.
Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados:

  • • géis, (leites ou loções de limpeza sem óleo.

Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (e a chamado "efeito rebate").
Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.

  • Hidratação

A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando a perda de água da camada mais superficial da pele (chamada córnea).
Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso e comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água.
Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação.
Você sabia que a pele masculina também precisa de filtro solar?
O use diário do filtro solar num país tropical é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
As peles são classificadas de I a VI conforme a sua coloração e resposta ao sol.
A pele tipo I é aquela que sempre queima e nunca bronzeia e a pele tipo VI sempre bronzeia e nunca queima (classificação de Fetzpotrich).
A proteção considerada mínima satisfatória é a número 15.
As pessoas com pele IV, V, VI podem usar esta proteção.
As pessoas com pele III podem usar 20 e as com pele I e II devem usar 30 ou mais.
Hoje em dia é importante observar na embalagem se o filtro também protege em relação a UVA (ultravioleta A). O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas morenas.

O filtro deve ser passado nas áreas expostas ao sol, todos os dias, pela manhã.
O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas morenas.
O filtro solar precisa ser passado em quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo o corpo, inclusive orelhas, pés e mãos 30 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser repassado, também em quantidade significativa, 20 a 30 minutos apos o inicio da exposição. Depois disso ele será passado novamente a cada duas horas ou após contato com a água ou suor excessivo.
As pessoas que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) e também resistentes a água.
Dicas para um Sol na medida certa
• Evitar o excesso
• Preferir o horário ate 10 horas e apos 15 horas.
• Usar sempre filtro solar com fator de proteção 15.
• Passar o filtro solar no corpo todo.
• Repetir o use do filtro apos os primeiros 30 minutos de exposição.
• Não usar bronzeadores sem filtro solar.
• Não usar fórmulas caseiras.
DRENAGEM LINFÁTICA


A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular.


A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.


Ela é o truque de muita celebridade para driblar a retenção líquida e a celulite. Mas, afinal, esse tipo de massagem dá resultado? Dói? Onde e com quem fazer?


Qual o objetivo dessa massagem?
Esse tipo de manipulação ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor, ou seja, filtra o excesso de líquido e toxinas que ficou retido nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fosse um “saneamento básico” do nosso corpo. Na prática, é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite, gordura localizada e até acne, rugas e flacidez.

Quem pode fazer?
A drenagem vai trazer benefícios principalmente às mulheres que se queixam de retenção líquida, cansaço nas pernas e até dor no bumbum e nas coxas, área onde a celulite costuma aparecer. Também funciona para quem se sente muito inchada na TPM e para as gestantes.


Por que a drenagem é indicada depois de algumas plásticas?
Em qualquer cirurgia há um processo inflamatório que gera um excesso de líquido fora dos vasos e das células, causando edema (inchaço). Daí, a recomendação da drenagem depois da lipoaspiração e do implante de próteses de mama, entre outros procedimentos, sempre após a liberação médica.


Costuma doer?
A metodologia estudada e consolidada da drenagem linfática segue três princípios: pressão moderada, ritmo e direção. Não costuma doer, nem deixa o corpo roxo. Pelo contrário: os deslizamentos sobre a pele são suaves e superficiais, pois a intenção é conduzir a linfa até pontos estratégicos localizados nas virilhas, axilas e atrás dos joelhos.

Como sei que o tratamento está dando resultado?
Essa percepção varia muito para cada pessoa. Mas a drenagem bem feita aumenta a vontade de fazer xixi logo após a sessão e ao longo do dia. Algumas mulheres contam que o intestino passa a funcionar melhor. Você também pode avaliar o resultado a longo prazo, observando se as pernas ficam menos inchadas no final do dia, se vasinhos e microvarizes diminuem e se as roupas estão mais folgadas, principalmente na TPM.


Quantas sessões devo fazer?
Drenagem é como alimentação saudável: tem que adotar para o resto da vida, pois o efeito termina quando você suspende o tratamento. Mas, como custa caro e nem sempre dá para fazer massagem para sempre, vale comprar um pacote de dois ou três meses (oito ou 12 sessões, uma vez por semana). Nesse intervalo de tempo, é possível medir o resultado e decidir se você quer continuar a investir na técnica. Nos casos mais específicos, como após uma cirurgia, o número de sessões é pré-programado e varia de acordo com a evolução da paciente.


Como escolher um bom profissional?
Hoje em dia, a oferta desse tipo de massagem é muito grande – todo mundo diz que sabe fazer e diversos tipos de estabelecimentos oferecem o serviço. Por isso, precisamos ficar atentas na escolha do local e do profissional não só para garantir a nossa segurança mas também o resultado. O ideal é procurar um especialista habilitado, de preferência um fisioterapeuta. Assim, você tem certeza de que ele estudou anatomia e fisiologia e sabe realizar os movimentos corretamente.

Fonte: Site Boa Forma, sessão Beleza/Corpo

Informação: Plano Trimestral - Drenagem Linfática 1 x por semana por 3 x 200,00